ADAC / Noticias
25/06/2024,
ADAC E PARCEIROS APRESENTAM SOLUÇÕES PARA ASSOCIADOS
Reunião da diretoria em Balneário Camboriú reúne 51 associados

Logística, cuidados preventivos em situações de calamidade e a produtividade da equipe com auxílio da Telemedicina, foram alguns dos assuntos abordados com associados da ADAC - Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses. 

           Pela segunda vez, o auditório do Grupo Sankhya, em Balneário Camboriú foi o ponto de encontro da diretoria com associados de diversas regiões do Estado. 51 empresários participaram da reunião comandada pelo vice-presidente, Pablo Sória Pereira e pelo diretor executivo, José Roberto Schmitt.

 

Parceiros apresentam soluções para Atacadistas e Distribuidores

 

           As reuniões promovidas pela ADAC são a oportunidade para informar os associados sobre os pleitos de interesse do segmento. Mas é também uma forma de empresas parceiras, apresentarem os serviços e soluções para que os atacadistas e distribuidores possam conhecer.

           A Sankhya, anfitriã do encontro, apresentou as empresas que fazem parte do conglomerado e as plataformas que integram o grupo, desde o relacionamento com os clientes até a área de Recursos Humanos. 

 

Sankhya proporciona serviços inteligentes para Atacadistas e Distribuidores


           As soluções para reduzir custos e impulsionar o faturamento com uma logística eficiente foi abordada pela Boxlink, empresa especializada em todo o ciclo do frete, desde a cotação, rastreamento, recebimento do produto na entrega final. A expertise da empresa é para que atacadistas e distribuidores, que necessitem do serviço de frete, possam ter a certeza da boa experiência desde a coleta até a chegada das mercadorias no destino, a fim de converter mais negócios. Por meio do serviço, é possível fazer gestão de frete, ter acesso a opções mais curtas do percurso e assim, mais baratas e vantajosas.

 Boxlink oferece gestão de frete, da coleta a entrega da mercadoria

 

           Uma das preocupações no segmento, é contratar profissionais idôneos para representar atacadistas e distribuidores na venda direta aos clientes. Para que os associados possam saber como podem selecionar melhor a equipe comercial, representantes do CORE - Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Santa Catarina, lembrou os associados sobre a importância do registro profissional, que é obrigatório.

           Representantes comerciais atuam como mediadores de negócios, já que são os profissionais responsáveis por apresentar os produtos das empresas aos clientes. O representante pode atuar como pessoa física ou jurídica. E o Core de Santa Catarina possui um balcão de oportunidades (https://www.coresc.org.br/oportunidade) onde as empresas podem cadastrar a necessidade e assim, contratar profissionais altamente qualificados.

 

 Core-SC tem balcão de oportunidades no site https://www.coresc.org.br/oportunidade

         

  Seguros e prevenção de enchentes

 

           As enchentes no Rio Grande do Sul que atingiram muitas empresas atacadistas e distribuidoras filiadas a AGAD – Associação Gaúcha de Atacadistas e Distribuidores, se tornaram uma grande preocupação para empresários do segmento em todo o Brasil, afinal, como prevenir esse tipo de incidente e como segurar as empresas?

           Para esclarecer sobre o tema, Charles Firmo, da Firmo Corretora de Seguros falou sobre os cuidados preventivos em evento de calamidade e como as chuvas no Estado vizinho impactam na frota e nos seguros. De acordo com Firmo, mais de 13 mil empresas gaúchas não tinham seguro. Mas os prejuízos não acabaram aqui, as enchentes no Rio Grande do Sul afetaram cerca de 200 mil veículos: desses somente 30% estavam segurados.

           O evento climático que trouxe prejuízos também para as seguradoras, deve impactar no bolso de todas as empresas e pessoas que possuem seguro, já que o segurar um veículo, uma frota ou até mesmo uma empresa, deve ficar mais caro. Além disso, as seguradoras podem se recusar a fazer cobertura para esse tipo de caso, ou então, reduzir a capacidade de retenção, que é quando a empresa distribuidora tem que optar pelo Cosseguro, uma modalidade em que mais de uma seguradora é responsável por eventuais sinistros na empresa.

           A Firmo, com 25 anos de mercado, sugere aos empresários que antecipem renovações para evitar valores mais altos, avaliem as apólices para saber o que estão contratando e façam consultoria e gerenciamento de risco, para proteger bens e imóveis.

 

 Desastre climático no RS abre nova discurssão sobre seguros em empresas e frota


Telemedicina ganha força e promete aumento da produtividade

 

           Quando um colaborador fica doente, geralmente precisa se ausentar do trabalho a fim de buscar atendimento médico. E é do conhecimento da grande maioria dos brasileiros, com plano de saúde, ou não, que o sistema está cada vez mais lotado, seja o público ou privado.

           As informações noticiadas na imprensa regional e estadual, demonstram que a capacidade de atendimento em pronto atendimentos e hospitais está defasada e por isso, a população fica incontáveis horas à espera de uma simples consulta.

           Com a Telemedicina esse problema é amenizado, já que o profissional pode buscar atendimento do próprio trabalho ou no conforto de casa, enviar fotos da atual situação para que o médico avalie a condição. O profissional médico, mesmo a distância, examina e avalia a saúde do trabalhador com a mesma responsabilidade que teria, se estes estivessem em um consultório.

           A consulta on-line, chamada de Telemedicina, ganhou mais popularidade no Brasil durante a pandemia da Covid-19, mas não para de ganhar novos adeptos e é, a grande tendência para o futuro. Entre 2022 e 2023, esse tipo de serviço em saúde registrou mais de 207% de crescimento.

 

           Durante o encontro com associados, a TOPMED apresentou a metodologia de trabalho, que disponibiliza um profissional de saúde, ao lado de cada pessoal, 24 horas por dia, para conferir ao usuário sua responsabilidade em estar bem.  

           O contato com o médico é facilitado, pode ser feito via aplicativo, ligação gratuita, WhatsApp ou Site, tudo para garantir que o trabalhador receba o atendimento que necessita. A TOPMED, oferece convênios com empresas atacadistas e distribuidoras, por meio da ADAC, para atender trabalhadores de empresas do segmento. 

Serviços cresceu mais de 207% entre 2022 e 2023

 

Momento associado, pleitos e eventos da ADAC

 

           A reunião também contou um momento de bate papo do empresário Rogério Laureano, associado da SOS Distribuidora e Transportes de Alimentos, com os presentes. Laureano compartilhou experiências sobre Práticas de Ganha-Ganha. 

Rogério iniciou sua apresentação destacando a importância do associativismo e como ele pode ser mal interpretado como uma competição por recursos e mercado. Destaca-se que o sucesso do associativismo reside no respeito aos interesses individuais e no diálogo sobre temas de interesse comum. Deste modo, enfatiza o interesse comum como legislação tributária, de trânsito e trabalhista, todos os associados podem ganhar juntos, especialmente como ocorreu no repasse dos custos de processamento de pagamento e agora pode também ocorrer com relação ao pagamento de frete. Assim, Rogério demonstrou através da necessidade, legalidade, moralidade e viabilidade do repasse dos custos de processamento de pagamento para os clientes, concluindo que é uma prática necessária, legal, moral e viável. Concluiu a sua fala com relação ao custo do frete onde a análise da viabilidade do repasse do custo do frete, argumentando que é possível para os clientes absorver esse valor, o que pode dobrar o lucro do negócio. Discute-se também a legalidade e moralidade desse repasse.

Associado Rogério Laureano falou sobre Práticas de Ganha-Ganha


           Por motivos de saúde, o presidente da ADAC, Alexandro Segala não participou presencialmente do encontro. Sória e Zé Roberto foram os responsáveis por atualizar os associados sobre os pleitos em andamento e defendidos pela ADAC, para com o segmento no Estado.

Incialmente foi comentado sobre a proximidade do 11º Encontro Sul Brasileiro de Atacadistas e Distribuidores a se realizar em Setembro deste ano nas instalações do Fazzenda Park Resort.


No projeto VENDA SEGURA, Robson Garcia (Neocredit/Global) apresentou os estudos iniciais para a implementação desta plataforma que tem como objetivo principal o compartilhamento de comportamento de clientes das distribuidoras associadas da ADAC. Testes iniciais estão sendo preparados de modo a viabilizar o escalonamento posterior para todos os associados.

Com relação ao encaminhamento da solução para o Porto Seco de Dionisio Cerqueira, com um aumento inicial de 20% para testar a nova estrutura e, potencialmente, aumentar para 30% e assim sucessivamente.

A alternativa para o retorno da Substituição Tributária (ST) para a Bebida Quente em Santa Catarina é a criação do PMPF, uma tabela orientativa de preços, coordenada pelo Gesbebidas (Sefaz-SC), com previsão de instalação nos primeiros meses do segundo semestre de 2024.

Com relação a 43ª Convenção ABAD do Canal Indireto, realizada entre os dias 17 e 19.06.24 em Atibaia, SP, foram mostradas algumas ideias sobretudo a respeito do tema do evento “Inteligência Artificial”. Detalhes sobre o evento serão disponibilizados em um ADAC News especialmente preparado e que deve ser divulgado brevemente.

 

Associados recebem homenagens

           Para fechar o encontro, associados receberam homenagens para celebrar a história das empresas e a importância econômica desta para o segmento e para Santa Catarina.

           Receberam homenagens as empresas Ourodone, Venâncio, Juréia Alimentos, Ludovico Tozzo e Global.

Ourodone completou 25 anos.

Pablo Sória Pereira, Vice-Presidente da ADAC e Diretor da Super D Consultoria, Raulino Felipe Seemann, da empresa Ourodone e José Roberto Schmitt, Diretor Executivo da ADAC

  

Venâncio completou 30 anos. 

Thiago Rafael Bonfanti, da empresa Bonfanti Distribuidora e Presidente dos GAJOS, Sabrina Venâncio e Taynara Montagna, da empresa Distribuidora Venâncio e Pablo Sória Pereira, Vice-Presidente da ADAC e Diretor da Super D Consultoria

Juréia Alimentos completou 35 anos. 

Maria Eduarda Spengler Gustmann, Alberto José Spengler e Carla Arianni Spengler da Silveira, da Jureia Alimentos e Pablo Sória Pereira, Vice-Presidente da ADAC e Diretor da Super D Consultoria

Ludovico J. Tozzo completou 70 anos. 

José Roberto Schmitt, Diretor Executivo da ADAC, Celso Luiz Tozzo, da Ludovico J. Tozzo e Luis Guilherme Falleiros Kuhn, Vice-Presidente da ADAC e Diretor da DCondor HBL

Global completou 30 anos. 

Pablo Sória Pereira, Vice-Presidente da ADAC e Diretor da Super D Consultoria, Robson Garcia, da Global e José Roberto Schmitt, Diretor Executivo da ADAC


           A próxima reunião da diretoria será no dia 19 de Agosto de 2024 em Chapecó, SC.


Pesquisar
Siga-nos
Fique informado,
assine nossa Newsletter.